top of page

GUIA DEFINITIVO DA TERAPIA ONLINE

Atualizado: 11 de jul. de 2023


Se você está pensando em fazer terapia online, este artigo vai ser muito útil. As regras para a atuação dos psicólogos segundo o CFP já sofreram algumas mudanças diante do avanço do comportamento digital e também da pandemia Covid-19. As práticas digitais são cada vez mais incluídas no campo da saúde. O Conselho Federal de Psicologia modera este estilo de atendimento psicológico pela resolução CFP Nº 011/2012.



Os atendimentos psicológicos virtuais já são prática desde 2012. O primeiro provedor deste serviço no Brasil foi o site Psicolink, já não mais existente. Existem vários sites que catalogam profissionais e permitem o encontro entre psicólogos e pacientes de uma forma segura e eficiente. O segredo é esta em ficar atento ao selo do Conselho de Psicologia. Todo site que ofereça um serviço seguro e confiável deve ter o selo que diz "Psi Cadastrado".


Existe também o psicólogo cujo site próprio faz a mediação entre ele e o paciente. Neste caso, uma busca no Google pode resultar em algumas indicações mais compatíveis com o que o paciente procura, como por exemplo "Psicóloga na região da Av. Paulista", "Psicólogo de linha psicanalítica", "Psicólogo especializado em ansiedade", etc.


Um outro meio que é até comum na escolha de um profissional é a indicação. Se você conhece alguém que passou ou passa por processo terapêutico pode perguntar sobre a experiência que esta pessoa teve e assim determinar se a escolha se adequa ao que procura.


Vantagens de Fazer Terapia Online


A principal vantagem em fazer terapia on-line é a mobilidade: você pode levar sua terapia para onde for. Alguns de meus pacientes viajam constantemente a trabalho. Com a opção da videoconferência, por exemplo, os encontros semanais não ficam comprometidos e o processo terapêutico pode se desenvolver. Além disso a mobilidade urbana é um grande problema ultimamente, cidades intransitáveis podem não suscitar a motivação para procurar um tratamento. Aqui vão algumas das vantagens da terapia online:


  • Poder percorrer o processo terapêutico estando em qualquer lugar do mundo

  • Não precisar se locomover se caso houver restrições de saúde

  • Não precisar se locomover se a distância a ser percorrida for custosa e demorada

  • Poder contar com o serviço psicológico na sua língua de origem mesmo morando fora do país

  • Ainda ter apoio em tempos de restrição social e eventos inesperados como no caso da pandemia Covid-19.


Como funciona a Terapia Online?


O atendimento virtual é similar a qualquer interação virtual que temos rotineiramente. Seja ligando para um amigo pelo Skype ou trocando mensagens via WhatsApp. A diferença é que do outro lado há um profissional psi disposto a te auxiliar.


Como em um atendimento psicológico tradicional, as sessões podem ocorrer semanalmente, no horário combinado. O psicólogo e o paciente tem um tempo determinado para o encontro e nele há uma conversa com objetivo terapêutico.



Lista de sites para procurar um psicólogo


Há plataformas que agregam diversos profissionais de diferentes linhas teóricas e estilos. Estes são todos sites que existem até o momento:




Por que meios a sessão de terapia online podem ocorrer?


Existem alguns meios possíveis para o contato psicólogo-paciente em um ambiente digital. Cada um deles pode refletir sobre o estilo de comunicação que o paciente procura. Há pessoas que prezam pelo contato mais próximo ao real, como no caso da vídeo conferência. Outras preferem um tanto da impessoalidade que o texto pode dar. Os meios possíveis são:


•Via Chat

•Via Vídeo Conferência

•Via E-mail

•Via Áudio


A terapia online funciona?


Como na psicoterapia tradicional, o que importa é o vínculo terapêutico que se forma ao longo das sessões. E sabendo que as relações que vivemos hoje existem em boa parte na virtualidade, podemos dizer que é possível sim criar um vínculo terapêutico de forma virtual. É com este vínculo que o paciente poderá se sentir seguro para falar de suas questões profundas, sentimentos e desejos, seja este vínculo virtual ou seja ele experimentado na concretude da realidade.


Talvez a questão mais importante seja outra: "A terapia online se adequa às minhas necessidades?". Todos nós nos conectamos com o outro de formas diferentes. É válido se perguntar qual a forma de interação pode te trazer mais proveito.



Qual a diferença entre a terapia presencial e a online?


Há muitas perguntas sobre a diferença sobre a terapia on-line e a presencial. A terapia presencial é mais global, de modo que o contato humano é percebido pelo paciente e pelo psicólogo por outros sentido que não só o visual e o auditivo. Há mensagens que a presença comunica.


A terapia on-line, por outro lado, facilita a conexão do paciente com ajuda especializada de modo instantâneo. Talvez a falta da presença física neste caso seja compensada pela presença imediata no tempo.


Como encontrar um psicólogo nesse mar de possibilidades?


A internet traz hoje muita informação. Não há carência de recursos de comunicação, mas o contrário também é algo que pode ser igualmente desesperador: o excesso deles.


Há muitas plataformas que agregam diversos profissionais, vários resultados no Google, mas o terapeuta adequado à você pode estar perdido neste mar de informações. Por isso uma sugestão é pedir por indicações. É possível que o terapeuta de um amigo ou parente possa ser o profissional que você procura. Outra dica é: teste. Selecione o terapeuta que te agrada mais e marque uma primeira sessão sem compromisso.


On-line ou Off-line a conexão que você estabelece com o terapeuta que escolhe é única. E quem sabe, você pode conhecer seu futuro psicólogo online. Se quiser conhecer meu trabalho como psicóloga fico à disposição.


Veja também algumas dicas sobre como escolher seu psicólogo.

237 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SER LGBTQ

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page