• Bruna Moraes

Terapia via mensagem de texto funciona?

Atualizado: 30 de Jun de 2020

A resposta é: Sim, ela funciona. E a efetividade dela irá depender muito do paciente. Há pessoas que se sentem mais à vontade com um contato virtual mais distanciado, algo que a psicoterapia via chat ou terapia via mensagem pode proporcionar.


Os formatos de terapia


Hoje em dia há vários formatos de terapia e algum deles deve ser o ideal para você:

  • há terapias em que o paciente encontra presencialmente seu terapeuta na hora e lugar marcado ;

  • há terapias em que o paciente e o terapeuta estão em lugares diferentes, mas se encontram na mesma hora e podem conversar vendo um ao outro por vídeo conferência;

  • há terapias em que o terapeuta e paciente se comunicam de maneira assíncrona por email;

  • E ainda há terapias em que o paciente e o terapeuta marcam um horário para o encontro, mas a comunicação acontece apenas por escrita. Essa seria a terapia via Chat.

É claro que dentre esses diversos tipos de terapia o nível de intimidade entre o paciente e terapeuta variam. Há quem goste de relações mais fluidas, mais liberdade. E também há quem goste de relações mais profundas e reais.


Estamos vivendo um tempo em que o modo de se "fazer terapia" é algo muito flexível. A formação tradicional do psicólogo leva muito em consideração a presença física, de modo que a proximidade é algo essencial.


Mas também podemos ver hoje em dia a democratização da saúde mental com o surgimento da telemedicina e atendimento psicológico online. Deste modo a ajuda pode chegar onde foi solicitada.


Motivos da escolha pela Psicoterapia via Chat


Na minha experiência como psicóloga percebo que há alguns tipos de pessoas que procuram por psicoterapia via chat.


  • Pessoas com dificuldade social e timidez

  • Pessoas com dificuldade em confiar em alguém

  • Pessoas que buscam por terapia mas não possuem privacidade para uma conversa falada

  • Pessoas que por algum motivo não querem dizer aos seus próximos que procuram por psicoterapia.


A Terapia Virtual é adotada por profissionais conceituados


Irving Yalom é psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de best sellers como "Quando Nietzche Chorou" e "A Cura de Schopenhauer", ele conta em uma entrevista como passou a compreender melhor a relação entre a psicologia e a tecnologia e perceber benefícios nela.


Yalom tem mais de 40 anos de carreira e sempre defendeu que o tratamento psicológico teria de ser acompanhado de um vínculo entre o paciente e o terapauta que só poderia ser alcançado com encontros presenciais.


Ele conta a história de como passou a pensar de modo diferente: Sua paciente teve que viajar no meio de seu tratamento. Ela foi para um lugar muito longe, rodeado por neve e por lá não se encontrava um terapeuta em um raio de muitos quilômetros.


Então certo dia a paciente liga para Yalom, e pergunta ele se haveria possibilidade de que a terapia fosse agora via Skype, já que ela não conseguiria arranjar um substituto no país estrangeiro onde ela se encontrava e nem tão pouco poderia voltar agora para sua casa.


Yalom então concordou em dar seguimento à terapia da paciente e durante o tratamento que sucedeu via Skype, a razão sobre a viagem da paciente foi revelada: ela não queria entrar em contato com ninguém, precisava de solidão por algum motivo.


Estava saturada do contato com pessoas e isso a fez correr para bem longe em busca de sossego e tempo para pensar. E com a ajuda da tecnologia ela pôde levar a terapia com ela.


Yalom fala que este foi um achado: perceber que outras formas de terapia podem atender melhor a demandas específicas de cada paciente.


O site americano talkspace oferece uma forma de terapia em que a comunicação entre terapeuta e paciente é feita através de mensagens de texto via celular. O psicólogo online e o paciente conversam sobre um problema que irá ser discutido em um tempo flexível e em qualquer lugar.


Um exemplo desse tipo de atendimento foi dado por Erin Brodwin que é editora do site Business Insider, ela mesma passou pela experiência.


Ela conta que passou 7 dias com uma terapeuta que conhecia apenas pelas mensagens e que durante este tempo sua terapeuta lhe disse coisas muito úteis, a fez refletir e a apoiou. Passar 7 dias seguidos por sessões com um psicólogo é realmente uma intervenção intensa na vida de alguém.


Erin diz que gosta muito da terapia presencial e de olhar nos olhos do seu terapeuta, mas ainda tem o talkspace instalado em seu celular por que julga que a terapia por mensagens também cumpre seu papel. Se você se interessou e quer fazer terapia via chat clique no link para uma opção em português do Brasil.



793 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo