• Bruna Moraes

Qual é a diferença entre Coaching e Terapia?

Atualizado: 4 de Jun de 2020


O Coaching tem se tornado popular, mas não supera a prática da psicologia que é fortemente fundamentada por estudos científicos e teóricos. Com isso não quero dizer que a prática do coaching seja irrelevante. Pelo contrário: é uma ferramenta diferenciada que serve para um tipo específico de questão. Irei explicar para você:

Coaching

Existem várias temáticas para o coaching: pessoal, relacionamentos, financeiro, perda de peso, etc. A idéia do coaching é olhar para o futuro e ajudar o cliente a criar um planejamento para lidar com ele da melhor maneira. Você forma uma relação que tem um objetivo bem específico com o seu Coach, de modo que irão construir uma estratégia para determinada questão baseada nos dados que foram levantados anteriormente em suas sessões. O coaching não é uma relação de mentoria, por que o profissional pode ou não ser um expert no assunto em que você está solicitando ajuda. Também não é uma relação de consultoria, pois o Coach não dará a solução para você: ela será construida nas sessões de forma que ela se encaixe na sua realidade.

Terapia

A terapia é bem abrangente e lida com as emoções, pensamentos e vivências humanas de uma forma quase médica. Seja no caso de um alto grau de ansiedade, como acontece em separações amorosas, ou seja no caso de um transtorno compulsivo grave em que o paciente não consegue tocar outras pessoas ou se alimentar. A terapia poderia ser definida como um processo que leva à cura quando os sintomas são mentais. Na terapia pode haver espaço para ser ouvido, ser acolhido, ser entendido, ter suas crenças (sobre si mesmo) postas em questão, ter a oportunidade de enxergar novos pontos de vista, ser validado e também ser motivado, neste caso, como no coaching.

Muitas pessoas perguntam se na terapia acontece esse "planejamento para o futuro" que o coaching tem e é tão bem estruturado. Sim, a terapia pode ter, de um jeito mais fluido eu diria. E de um jeito em que todas as partes da sua vida vão se integrando de um modo harmonioso.

#blogdaterapia

11 visualizações0 comentário

Bruna Moraes
Psicóloga

Rua Silvia, 383 Bela Vista São Paulo - SP 01331-010

Contato: (11) 99017-6680

domingo

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

sábado

Fechado

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 13:00