top of page

O QUE NÃO ESPERAR DA TERAPIA: 4 EQUÍVOCOS BEM COMUNS

Atualizado: 1 de mai. de 2022


Muitos se perguntam sobre o que acontece em uma sessão de terapia. Mesmo às vezes tendo algum medo ou preconceito sobre o serviço prestado pelo psicólogo, as pessoas costumam ter curiosidade sobre como é vivenciar uma sessão de terapia. E mais, é bem comum concepção erradas sobre o que ela é. Por isso, irei expor os principais enganos sobre a terapia.

O que é terapia?

Você não será instantaneamente curado

Por que a terapia não é uma sessão de hipnose com o Fabio Puentes. Como todo tratamento, é comum uma expectativa de que seus problemas sejam eliminados em um piscar de olhos, mas este tipo de promessa não é muito realista já que nada é construído de uma vez só.


A terapia é um processo e cada sessão é um degrau em direção ao seu objetivo e bem estar. O dia a dia é o que trará respostas e soluções, fazer terapia é um processo. Não há como ter precisão de quanto durará a terapia, tudo depende do paciente e de sua queixa. Há pessoas que conseguem resolver uma questão pontual em algumas sessões e outras que precisarão de muito mais tempo para notar alguma mudança.

Você não mudará uma outra pessoa

A terapia pertence à quem a vivencia e não à uma terceira pessoa que possa ser alvo de criticas. É comum haver queixas sobre os parceiros ou os pais, até por que são pessoas significativas em nossas vidas.


E é claro que na terapia podemos falar sobre as pessoas que nos cercam, mas tentar de alguma forma mudá-las é uma outra história. Novamente, esta não é uma expectativa realista pois não temos controle sobre o outro (ainda bem!), temos apenas controle sobre nós mesmos. Uma das coisas que pode acontecer no processo terapêutico é aprender a lidar melhor com as pessoas ao redor.

Não será opressivo ou coercitivo como você pensa

Na verdade não vai ser nada opressivo ou coercitivo. A sua terapia é um lugar para entrar em uma sintonia mais tranquila e com calma resolver suas questões.


Tudo o que o paciente fala deve ser considerado com respeito e é trabalho do terapeuta levar em conta o complexo contexto de cada paciente (sua história, sua personalidade, seus laços sociais...). Por isso não tenha medo se você está precisando de ajuda especializada.

Você não vai ouvir conselhos

O conselho é como uma receita de bolo, uma fórmula pré estabelecida. Não é por que uma fórmula deu certo em um determinado contexto que ela dará certo para você. Como eu disse antes, cada pessoa tem uma história.


Por isso o psicólogo irá te ajudar a desenvolver suas próprias respostas, seu próprio estilo, suas próprias soluções. E nisto há um benefício: você se sentirá muito mais forte por que é o dono da sua própria vida. Como dizem os psicanalistas, o sujeito da sua própria história.

De forma breve, o que você pode esperar da sua terapia são: apoio e acolhimento sem julgamento; você irá conseguir olhar para o seu problema de formas diferentes e assim poder solucioná-lo, e por fim, você se sentirá mais encorajado e forte.


Afinal, o que é terapia?

Quando pensamos em buscar ajuda emocional, psicológica ou mesmo saúde mental, são estas palavras que vem à cabeça atualmente: psicoterapia, terapia online, psicólogo.

A psicoterapia é um processo pelo qual a pessoa que sofre de questões emocionais, psicológicas ou transtornos mentais pode passar para encontrar um caminho até o bem estar. As pessoas procuram um psicólogo com a intensão de aliviar o sofrimento psíquico.


O processo psicoterápico se baseia basicamente na fala, diálogo, conversa. Mas a terapia não é qualquer tipo de conversa. Nas sessões o paciente vivencia uma conversa com utilidade que tem como objetivo a exploração mais profunda da psique do paciente, o acolhimento e o apoio.


Fazer psicoterapia pode abrir uma nova perspectiva à alguém que sofre, muitas vezes nem sabendo o por que sofre. Nela se descobre coisas sobre si mesmo e sobre o mundo que antes não eram tão óbvias. E isso pode cada vez mais fortalecer o paciente.

Além disso, apenas o simples fato de se ouvir falar em voz alta sobre o que um dia estava enterrado dentro de você pode ser algo transformador.

E terapeuta o que é?

Existem vários tipos de terapia e de terapeutas. São inúmeras as possibilidades terápicas. Aqui neste artigo abordamos a psicoterapia, que é o processo terapêutico conduzido por um psicólogo.


O psicólogo é um profissional que guia sua atuação no consultório por princípios científicos e filosóficos que tem como propósito o bem estar e o auto conhecimento do seu paciente.



699 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Psicóloga Bruna Lima

CRP 06/130409

Bruna Lima Psicóloga Clínica

Psicblima@gmail.com

+55 11 99411-3832

Bruna Lima é psicóloga clínica com mais de 5 estrelas no Google. Graduou-se em Psicologia pelo Centro Universitário FMU  e tem 10 anos de experiência em psicologia clínica.

Cadastrada E-psi, atende on-line a brasileiros expatriados há 10 anos.

Possui três especializações/certificações em psicanálise pelas instituições:

Bruna também é colunista no AllPopStuff e tem um canal no YouTube.

Com sua sólida formação, Bruna utiliza abordagens psicanalíticas personalizadas para ajudar cada paciente adulto.

Oferece atendimento online e presencial. Entre em contato para agendar.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
psicologa-bruna-lima.JPG
bottom of page