• Bruna Moraes

O que não esperar da terapia: 4 equívocos bem comuns

Atualizado: 8 de Jul de 2020


Muitos se perguntam sobre o que acontece em uma sessão de terapia. Mesmo às vezes tendo algum medo ou preconceito sobre o serviço prestado pelo psicólogo, as pessoas costumam ter curiosidade sobre como é vivenciar uma sessão de terapia. E mais, é bem comum concepção erradas sobre o que ela é. Por isso, irei expor os principais enganos sobre a terapia.

Você não será instantaneamente curado

Por que a terapia não é uma sessão de hipnose com o Fabio Puentes. Como todo tratamento, é comum uma expectativa de que seus problemas sejam eliminados em um piscar de olhos, mas este tipo de promessa não é muito realista já que nada é construído de uma vez só. A terapia é um processo e cada sessão é um degrau em direção ao seu objetivo e bem estar. Não há como ter precisão de quanto durará a terapia, tudo depende do paciente e de sua queixa. Há pessoas que conseguem resolver uma questão pontual em algumas sessões e outras que precisarão de muito mais tempo para notar alguma mudança.

Você não mudará uma outra pessoa

A terapia pertence à quem a vivencia e não à uma terceira pessoa que possa ser alvo de criticas. É comum haver queixas sobre os parceiros ou os pais, até por que são pessoas significativas em nossas vidas. E é claro que na terapia podemos falar sobre as pessoas que nos cercam, mas tentar de alguma forma mudá-las é uma outra história. Novamente, esta não é uma expectativa realista pois não temos controle sobre o outro (ainda bem!), temos apenas controle sobre nós mesmos.

Não será opressivo ou coercitivo como você pensa

Na verdade não vai ser nada opressivo ou coercitivo. A sua terapia é um lugar para entrar em uma sintonia mais tranquila e com calma resolver suas questões. Tudo o que o paciente fala deve ser considerado com respeito e é trabalho do terapeuta levar em conta o complexo contexto de cada paciente (sua história, sua personalidade, seus laços sociais...). Por isso não tenha medo se você está precisando de ajuda especializada.

Você não vai ouvir conselhos

O conselho é como uma receita de bolo, uma fórmula pré estabelecida. Não é por que uma fórmula deu certo em um determinado contexto que ela dará certo para você. Como eu disse antes, cada pessoa tem uma história. Por isso o psicólogo irá te ajudar a desenvolver suas próprias respostas, seu próprio estilo, suas próprias soluções. E nisto há um benefício: você se sentirá muito mais forte por que é o dono da sua própria vida. Como dizem os psicanalistas, o sujeito da sua própria história.

De forma breve, o que você pode esperar da sua terapia são: apoio e acolhimento sem julgamento; você irá conseguir olhar para o seu problema de formas diferentes e assim poder solucioná-lo, e por fim, você se sentirá mais encorajado e forte.

487 visualizações0 comentário

Bruna Moraes
Psicóloga

Rua Silvia, 383 Bela Vista São Paulo - SP 01331-010

Contato: (11) 99017-6680

domingo

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

sábado

Fechado

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 13:00