• Bruna Moraes

Os 7 Sonhos Mais comuns e seu Significado [PSICOLÓGICO]

Atualizado: 30 de Jun de 2020


Nossos sonhos podem parecer incoerentes. Mas quando é feita a "tradução" deles, percebemos que fazem mais sentido do que pensávamos. Os sonhos revelam sobre o que se passa em nosso inconsciente.


Há sonhos bem comuns que podem dar pistas sobre o que se passa nas nossas profundezas. Veremos o significado psicológico dos sonhos neste artigo, com certeza você já deve ter sonhado com algum desses.

Sonhos Psicologia


Uma pequena história sobre os significados de um sonho


Freud diz que os nossos sonhos são a manifestação de nossos desejos inconscientes: "o sonho não é algo sem sentido, nem absurdo. É um fenômeno psíquico de muito valor e também é a realização de um desejo".


Interpretação dos sonhos exemplo

Vejamos um caso exemplo: M. se casou, teve uma filha muito querida e mais tarde se separou do marido.


Foi seguindo a vida junto à filha e se ocupava da sua vida cotidiana mas se sentia um pouco sozinha.


Tinha a crença que seu destino já estava traçado e esta era a vida que devia seguir: apenas ela, a filha e os afazeres.


Nas sessões de terapia, ela relembra sobre um antigo amor e sobre os tempos da adolescência, período em que tinha o conhecido .


Até que um dia sonhou que vestia um belíssimo vestido e este antigo amor também estava lá. Para puxar papo com ele, ela pensou no sonho que poderia ir lhe pedir um papel em branco. E foi. Acordou quando estava indo em direção ao homem.


Em sua sessão de terapia M. diz ao psicólogo que acha muito estranho este tipo de abordagem, é algo que nunca faria. Mas o que acabou percebendo é que pedir um papel em branco significava pedir um recomeço no amor.


Em uma folha em branco a história ainda não foi escrita. Algo dentro dela dizia que ainda poderia “escrever mais histórias”, havia espaço nesta folha. Esta é a beleza poética dos sonhos.


Neste caso o sonho foi interpretado pela própria paciente em sua terapia. O sonhador é sempre o melhor interprete do seu próprio sonho por que ele faz conexões com os elementos que habitam sua própria psique. Isto é o que Freud chamava de associação livre.


Se você ainda estiver em dúvida sobre como interpretar seu próprio sonho te dou uma ajudinha, veja a seguir os sonhos mais comuns e suas possíveis interpretações.


Os 7 sonhos mais comuns e suas interpretações psicológicas

1 - Sonhar com Queda Livre

Em uma interpretação psicanalítica, sonhar que está caindo pode representar a perda de controle. Se o sonhador passa por um momento de decisões ou estressante este tipo de sonho pode indicar que talvez ele sinta que não pode ter controle sobre determinado desafio que a vida o propôs.


Outra hipótese é que o sonho mostra um sentimento de desamparo do sonhador. Ele pode não estar se sentindo acolhido, ouvido, auxiliado. Assim como numa queda livre, quando não há nada para se apoiar ou se segurar.


Se analisarmos este sonho com o viés da psicologia evolutiva, ele se torna ainda mais compreensível. A psicologia evolutiva diz que quando a espécie humana ainda era primitiva e vivia em meio a natureza, se abrigava em inúmeros tipos de refúgios. Muitos deles eram altos para que os predadores não os alcançassem, assim como as árvores.


Desse modo, durante o sono, era provável que houvesse uma queda. Então, essa imagem perfeita de uma queda livre existe em seu inconsciente mesmo sem você ter vivido esta experiência. Ela existe por que herdamos de nossos antepassados mais longínquos.


A simbologia da queda, em específico quando o corpo toca o chão, também é muito interessante. O impacto com o chão pode ser interpretado como uma tomada de consciência.


Como o seu sonho é? Quando você cai, quebra em pedacinhos? Acorda no ar? Fica enroscado em alguma coisa? Cai no mar, na piscina, de um avião, no abismo, de um muro alto? É outra pessoa que está caindo e não você? Pense nos detalhes do sonho e faça suas próprias associações.

2 - Sonhar com Dentes Caindo

Segundo a psicanálise, podemos interpretar o sonho com dentes caindo como sentir-se impotente, já que os dentes são uma ferramenta importante para a sobrevivência. Sendo assim, a falta do dente representa uma castração, como diria Freud.


Talvez este argumento seja um tanto esquisito já que vivemos num tempo em que existem dentaduras. Mas se pensarmos no ser humano como espécie, fica um pouco mais claro.


A psicologia evolutiva diz que, em um passado remoto, os dentes simbolizavam poder. É comum ver em primatas demonstrações de poder com o bocejo: quando bocejam, seus dentes afiados ficam a mostra e assim eles ostentam aos outros do bando a sua poderosa arma.


Além disso, ter dentes é poder cuidar de si mesmo. Sem dentes a alimentação fica comprometida. Neste sentido, sonhar com a perda de um dente pode falar do sentimento de impotência, já que a arma ou ferramenta que um dia possuía já não está mais com você.


Já Jung interpreta o sonho como o símbolo uma expansão pessoal, um renascimento interno. A sua lógica é simples: todos nós experimentamos a queda dos nossos dentes e renascimento de outros quando somos crianças, esta é uma imagem que se gravou na nossa psique.


Como seu sonho é? Eles simplesmente caem? Eles se quebram? Eles se estilhaçam? Ficam moles? Podres? Há sangue? Estas informações podem dar mais detalhes do que se passa no seu inconsciente.

3 - Sonhar com Estar sem Roupas

De acordo com a visão psicanalítica, este sonho pode falar sobre seus sentimentos de inadequação e despreparo em algum âmbito da vida.

As nossas roupas são uma proteção, uma camada que esconde o corpo. No sonho esta camada é removida, e o sonhador se mostra como realmente é.


Estar nu é mostrar quem se é, sem máscaras ou defesas.


Como seu sonho é? Onde você está? O que acontece? Você esta se despindo? Quando se dá conta que está sem roupa? Como você age? Como você resolve o problema? Estas informações podem te dar dicas sobre este sentimento de inadequação e/ou vulnerabilidade.

4 - Sonhar que é perseguido

Segundo a psicanálise, o objeto que te persegue no sonho representa algo que você tenta reprimir de algum modo em seu inconsciente.


Este algo pode ter inúmeras roupagens: problemas, memórias, sentimentos...Este é um sonho típico em que seu inconsciente te confronta por não estar dando a devida atenção à este algo que está reprimido.


Como diz Jung, os conteúdos inconscientes devem ser integrados em nossa consciência. Se não há integração dos conteúdos inconscientes, surgem os mal-estares mentais e os adoecimentos.


Glen Moriarty, psicólogo estadunidense, conta uma historiassem interessante sobre este tipo de sonho.


O pai de Glen sonhava que havia um monstro que corria em seu encalço. Os sonhos aconteceram por diversas noites e eram desesperadores.


Glen sugeriu que seu pai confrontasse este tal monstro. Que ao invés de fugir, fosse de encontro à ele. Seu pai, motivado a testar essa abordagem foi dormir certa noite e se deparou novamente com o mesmo sonho.


Desta vez, estava determinado a ir em direção ao monstro, mas logo no momento em que se virou para trás havia um foco de luz muito grande no lugar do monstro. Não parou de correr até alcançar a luz e então acordou. Desde então não sonhou mais com a perseguição.


Como seu sonho é? Onde você está? O que te persegue? O que representa para você esse algo que te persegue? O que você sente? Qual é o seu rítimo? Qual é o ritmo deste algo que está te perseguindo? Pense um pouco, estas informações podem te ajudar a entender do que você está fugindo ou reprimindo.

5 - Sonhar com Voar

Você deve estar se perguntando: mas a espécie humana nunca voou, então por que isto estaria de algum modo alocado em nosso inconsciente? Isso é verdade. Mas temos em nosso inconsciente uma memória bem similar e muito remota. A nossa experiência no útero que pode se assemelhar à falta de gravidade, ao flutuar.


Na psicanálise se diz que, a experiência simbiótica do bebê e da mãe é a fase mais idílica, satisfatória e prazerosa que um dia nós vivemos. Estar no útero é não ter faltas, é sentir-se acolhido e completo.


Deste modo o voar pode ser um dos símbolos do prazer. Muitas vezes as nossas mais profundas angustias vem de uma saudade um tanto inconsciente destes tempos.


Outro modo de interpretar este sonho é se nele você está sobrevoando algo, alguém ou algum lugar. Neste caso isso pode simbolizar um distanciamento desse algo que você sobrevoa. Assim como um fantasma, a pessoa que sobrevoa não está vivendo o que acontece lá embaixo.


Como seu sonho é? Por onde você sobrevoa? Há alguém com você? O que acontece neste voo? Como você se sente no sonho? Talvez com estas informações te ajudem a interpretar este sonho.

6 - Sonhar com Estar Perdido

Pode ser um tanto literal. Estar perdido no sonho pode dizer sobre como você sente perdido em algum aspecto da sua vida.


É comum sonhar com bifurcações, caminhos de terra, tentar achar um caminho possível...Talvez, enquanto você sonha, seu inconsciente esteja tentando te ajudar a encontrar este caminho, ou até simplesmente mostrar a condição em que você se encontra (se você ainda não tiver consciência disso).


Como seu sonho é? Onde você está? Tem alguém com você? Por qual caminho você finalmente opta (ou não opta)? Como você se sente? Deixe o seu inconsciente te ajudar a escolher um caminho.

7 - Sonhar com Morte

Pode ser um sinal de melancolia ou depressão. Sonhar com a própria morte pode ser interpretado como desejar o fim de algo que te habita, algo seu. É válido prestar atenção em sua autocrítica.


Ser morto pode indicar uma extrema impotência diante deste algo ou alguém que te mata no sonho. Tente pensar sobre o que este algo ou alguém significa para você, o que te lembra e que tipos de emoções provocam.


A morte de uma outra pessoa em seu sonho pode fazer pensar sobre seus sentimentos em relação à ela. A raiva é provável, mesmo que de um modo consciente não seja.


Como seu sonho é? De que modo acontece a morte? Já está morto quando percebe? Quais são seus sentimentos no sonho?


Conclusão


O sonhador é sempre a chave quando se trata da interpretação de um sonho. É ele quem vai dizer sobre o que tudo o que habita nos seus sonhos significa para ele. Mesmo assim existem imagens, palavras e sentimentos que todos nós compartilhamos. É por isso que estes sonhos listados anteriormente se tornam comuns: eles falam sobre desejos e experiências comuns à nós humanos.




Fontes:

Silva, F. M. (2000). Uma análise behaviorista radical dos sonhos Psicologia: Reflexão Crítica, 13(3), 435-449.

Boss, M. (1979). Na noite passada eu sonhei... (3ª ed.). São Paulo: Summus

3,914 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo