• Bruna Moraes

Sonhar com Dentes: Uma Visão Psicanalítica

Atualizado: 24 de Mai de 2020

A interpretação do sonho é sempre mais precisa quando o sonhador a faz. Os elementos de um sonho significam algo em específico para cada sonhador. De qualquer modo, o sonho com dentes é muito comum. A Psicologia Evolutiva fala que em nossa espécie o dente foi uma ferramenta muito importente, ainda temos marcas inconscientes das nossas origens ancestrais:



  • Os dentes foram instrumento para caça e defesa do território. Com os dentes se lutava pela sobrevivência quando era preciso se defender de possíveis predadores e também se negociava o poder com os membros do grupo. Os babuínos, por exemplo, tem o costume de bocejar deixando seus dentes à mostra, isso é uma forma de transmitir uma mensagem social: "eu sou perigoso".

  • Os dentes eram ferramentas para a produção de outras ferramentas. Dentistas constataram que o desgaste dos dentes frontais das arcadas dentárias dos Neandertais eram bem diferentes do desgaste das arcadas dentárias dos homens modernos. Com os dentes eles faziam couro e outras ferramentas de madeira.

  • Marcam um novo estágio da vida, quando os dentes de leite caem indicam que uma fase mais madura está por vir.

  • São indispensáveis para a nossa nutrição. Os dentes são o principio da nossa função digestiva. Possuir dentes é sinônimo de capacidade de sobreviver e saúde.


Sendo assim, o dente tem algumas significações que podem ter raízes muito remotas e inconscientes. Dentes assustam, matam, dão poder, constroem, marcam nova fase da vida e podem indicar autonomia e autoestima.


Sonhar com Dente de Bebê/ Dente de Leite


O dente de leite é uma ferramenta do corpo humano ainda não tão bem desenvolvida. Sonhar com dentes de bebê remete ao retorno à uma fase onde as defesas e autonomia ainda não eram bem desenvolvidas. Quem sonha com dentes de leite pode estar lidando com questões da vida adulta com recursos infantis. No caso do sonho com a queda do dente de leite, talvez o sonhador tenha percebido de modo inconsciente ou não que seus recursos psíquicos infantis já não bastam, estes dentes tem que cair para que um recurso mais maduro possa dar conta da questão da qual vive.


Sonhar com Prótese Dentária


A prótese dentária simboliza uma sobrevida da nossa utilidade, capacidade. Quando alguém mais jovem sonha com uma prótese dentária talvez esteja julgando que sua capacidade e/ou utilidade chegou ao limite, se esgotou ou não existe. O sonho pode indicar que é possível ou preciso ir em busca de novos recursos para viver.


Sonhar com Aparelho nos Dentes


O aparelho nos dentes pode indicar um aprimoramento das capacidades de quem sonha. Ele é o instrumento que alinha os dentes e os tornam mais funcionais. Pode haver alguma questão com a qual seus recursos internos tenham que ser melhor trabalhados para o enfrentamento de uma situação.


Sonhar com Dente Nascendo


Remete ao nascimento de um novo recurso próprio para lidar com alguma situação da vida. De um modo objetivo, com o nascimento de um novo dente é possível morder, mastigar e então digerir tudo o que vai à boca. É uma boa alusão à capacidade de enfrentar o que introjetamos do mundo externo. De certa forma também temos que digerir emoções e situações que podem vir em nossas direções.


Sonhar com Dente Caindo


Simboliza a perda de um recurso próprio para lidar com alguma situação da vida, pode indicar luto, remeter à alguma perda que tenha acontecido e à velhice. O dente quando cai também pode simbolizar alguma percepção negativa de si mesmo, autoestima prejudicada ou vulnerabilidade, já que o sonho mostra que se perde uma ferramenta importante para a sobrevivência e autonomia.


Conclusão


Todo o sonho tem seu significado inconsciente decifrado quando é levado em consideração as vivências de quem o sonhou. Os sonhos também podem ter significados mais literais como por exemplo sonhar com um dente que realmente caiu. Tudo depende do que este sonho significa para quem o sonhou e o contexto em que vive.

704 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bruna Moraes
Psicóloga

Rua Silvia, 383 Bela Vista São Paulo - SP 01331-010

Contato: (11) 99017-6680

domingo

segunda-feira

terça-feira

quarta-feira

quinta-feira

sexta-feira

sábado

Fechado

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 20:00

08:00 – 13:00